Loading
o dinheiro

5 Livros para entender o dinheiro

Por Demchuk , setembro 25, 2019

O que fizeram com o nosso dinheiro? – Murray Rothbard

Este pequeno livro é uma obra fundamental para entender o que é, qual a origem, como funciona o dinheiro e o nossos sistemas monetários.

Moeda Crédito Bancário e Ciclos Econômicos – Jesus Huerta de Soto

Um dos principais economistas da Escola Austríaca em atividade, é magnífica. São quase 1.000 páginas que levam o estudante dos primórdios da prática bancária até os dias atuais, demonstrando pela teoria econômica como o privilégio concedidos pelos governos aos bancos pode gerar ciclos econômicos e bolhas financeiras. Será possível entender como funciona o sistema de Banco Central e as chamadas reservas fracionárias, paradigmas da ordem monetária vigente.

A desestatização do dinheiro – Friedrich A. Hayek

Publicado em 1976, este livro sugere que o dinheiro deva estar desestatizado. A sua produção deve ser um problema do mercado, onde os indivíduos são livres para escolher (e produzir) o melhor dinheiro que desejarem.

The Theory of Money and Credit – Ludwig von Mises

Publicado em 1912, a obra prima de Mises sobre o dinheiro segue sendo uma referência fundamental para o estudo da moeda e da prática bancária. Para um profundo entendimento da origem e da formação do poder de compra do meio circulante, não há outra leitura senão esta. Vale cada página.

Bitcoin – a moeda na era digital – Fernando Ulrich

Bitcoin é a primeira alternativa viável de uma moeda privada não sujeita a pressões políticas ou PhDs de bancos centrais. Qualquer estudante da evolução do dinheiro deve estudar a tecnologia do Bitcoin para entender o seu potencial e como ela pode impactar nossas vidas no futuro.

Veja também O que é o libertarianismo ?

Compartilhe nas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *